A gestão coletiva da produção orgânica e comercialização de hortaliças, frutas e plantas medicinais em assentamentos da região metropolitana de Porto Alegre/RS.

05/02/2014 15:28

 VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia – Porto Alegre/RS – 25 a 28/11/2013

MIRANDA, Fernanda Q. 1; RODRIGUES, Sandra2;

1 PPGExR / UFSM, fernandaqmiranda@yahoo.com.br; 2 Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos – COPTEC Nova Santa Rita, gorda.sandra@gmail.com;


Resumo: A produção de hortaliças orgânicas nos assentamentos de Reforma Agrária na região metropolitana iniciou no final de década de noventa com 10 famílias que iniciaram impulsionadas pelas possibilidades de mercado. O grupo gestor constituído em 2008, conta atualmente com cerca de 80 famílias organizadas em grupos de produção, associações e cooperativas, em uma área total de 60 hectares de hortas, pomares e hortos medicinais, são 10 assentamentos dos municípios de Viamão, Eldorado do Sul, Guaíba e Nova Santa Rita. O grupo visa o desenvolvimento e a consolidação social, política e econômica e o melhoramento da direção e da gestão dos grupos de famílias envolvidas na produção e comercialização. O principal objetivo do grupo é organizar a produção e comercialização de hortaliças, frutas e plantas medicinais através da troca de experiências entre famílias, dos planejamentos e avaliações e da resolução coletiva de problemas comuns.

Palavras-Chave: coletivos; assentamentos; reforma agrária

Download: Miranda_F Q _A experiência de gestão coletiva na produção de hortaliças.doc (940544)

 

—————

Voltar