Sobre

 

O Programa de ATES

 

O programa de ATES é um serviço criado pelo INCRA para prestar assessoria técnica, social e ambiental para as famílias assentadas pela reforma agrária, de forma integral e continuada. O propósito é assessorar as famílias nos aspectos econômicos, sociais e ambientais, de modo a melhorar a qualidade de vida das famílias, o aperfeiçoamento nos processos de gestão do lote, produção, beneficiamento e comercialização, além de outras questões como bem estar, saúde, educação, saneamento básico, gênero, juventude, preservação do meio ambiente, etc. Para Operacionalização do serviço de ATES os assentamentos foram agrupados regionalmente formando os Núcleos operacionais (NOs) que compõem a célula base do programa de ATES. É em torno do NO que se organiza o trabalho de cada equipe técnica.

 
 

 

A ATES no Rio Grande do Sul, Estrutura organizacional

 
A ATES no RS, estrutura-se a partir de uma organização que envolve diversos atores na operacionalização do programa para prestação de serviço de assistência técnica às famílias assentadas.
 
 

 

 

Estrutura Organizacional da ATES

 
O primeiro Termo de Cooperação entre o INCRA e a UFSM para constituir o projeto dos articuladores de ATES no RS (2009 a 2011) teve como finalidade o fornecimento de suporte técnico e gerencial para acompanhamento, planejamento e articulação das equipes prestadoras de serviços de assessoria técnica, social e ambiental para os assentamentos organizados nos 20 Núcleos Operacionais, na perspectiva de articular e integrar as várias linhas e políticas de atuação, conforme projeto básico de ATES.
 
 

Dimensão atual da ATES no RS

 
- 304 assentamentos divididos em 20 NOs;
- 11.395 famílias assentadas;
- 138 técnicos;
- 88 municípios.
 

 

O Projeto de Assessoria Técnica Pedagógica do Programa de ATES

 
O objetivo do projeto é fornecer suporte técnico e gerencial para acompanhamento, planejamento e articulação das equipes prestadoras de serviços de Assessoria Técnica, Ambiental e Social para os assentamentos contemplados pelo Programa de ATES do INCRA/RS nos 20 Núcleos Operacionais (NO). O projeto contempla 11.395 famílias em diversos assentamentos do RS. Os benefícios desta parceria já puderam ser percebidas na primeira edição do termo de cooperação, proporcionados pelo processo de reflexão acerca da sistemática das ações de ATES desenvolvidas nos assentamentos e assim gerando os conhecimentos necessários à qualificação da ATES no RS e na problematização da temática no cenário nacional.  projeto conta com o apoio do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural (DEAER) e do Programa de Pós-Graduação e Extensão Rural (PPGExR). A equipe do projeto é constituída pelo Prof. Marco Antonio Verardi Fialho, coordenador; 11 profissionais de diversas áreas que atuam diretamente nos NOs proporcionando suporte técnico e metodológico e assessoramento das atividades desenvolvidas nos projetos de assentamentos e colaboradores do projeto.
 
No âmbito acadêmico do projeto em parceria com a Universidade algumas das reflexões propostas se concretizaram, como a elaboração de artigos, cartilhas, além do livro “Extensão Rural no contexto do Pluralismo Institucional – reflexões a partir dos serviços de Ates aos Assentamentos da reforma agrária no RS”.