Conselho Regional do Núcleo Operacional de Herval

24/11/2015 12:55

 

Conselheiros de ATES debatem e aprovam Planejamento no Núcleo de Herval para 2016

O Conselho Regional de Ates do Núcleo de Herval ocorreu na última terça- feira no espaço do CTG do município. Reuniu a grande maioria dos conselheiros dos 16 assentamentos para avaliar as atividades realizadas pela ATES no ano de 2015 e encaminhar o planejamento 2016, com base nos encontros realizados em todos os assentamentos do Núcleo Operacional.

De modo geral o trabalho de Ates desenvolvido durante 2015 foi bem avaliado pelos participantes, ressaltando que alguns assentamentos gostariam de dispor de mais horas de trabalho dos técnicos, apesar de serem assentamentos pequenos. Outro aspecto levantado foi de que a permanência maior dos técnicos no município propiciou um vínculo maior com as famílias e a possibilidade de não rupturas no trabalho em andamento.

Algumas preocupações levantadas durante a avaliação referem-se ao fortalecimento de algumas cadeias produtivas, especialmente do leite e a da produção de alimentos. Os presentes mostraram-se preocupados com relação à falta de resolução do recolhimento do lixo por parte da Prefeitura Municipal e ao risco dos agrotóxicos utilizados tanto por assentados quanto por agricultores vizinhos aos assentamentos.

No encontro também foram apresentados, debatidos e ratificados os principais eixos para o trabalho em 2016 junto aos assentamentos do Núcleo, assim discriminados:

  1. Bovinocultura de leite com o foco no aumento da produção e da qualidade do leite com redução de custos buscando atender as exigências legais e adequações às dificuldades por que passa a atividade no momento;
  2. Segurança e soberania alimentar, com ênfase na articulação da produção agroecológica diversificada e geração de renda pela inserção nos mercados institucionais e participação em feiras;
  3. Pecuária familiar com destaque para a gestão e o aumento da renda através do manejo e ajuste de lotação das pastagens;
  4. Ambiental, na busca da melhoria ambiental, e ênfase no destino e recolhimento do lixo reciclável, água e saneamento e contaminações não visíveis, caso dos agrotóxicos;
  5. Social, através da melhoria das condições de vida das famílias, centrando na garantia de direitos sócio assistenciais, saúde e bem estar a exemplo da ergonomia, e atividades de lazer e organização comunitária.

Espera-se, a partir da centralidade em alguns eixos, a maior concentração de esforços e de atingimento de resultados pela equipe de Ates junto às famílias, contribuindo para a melhoria das condições de vida deste público prioritário da extensão rural.

 

Por: Assessor Técnico Pedagógico de ATES Jacir Chies.

 

—————

Voltar