I Seminário de Alternativas ao Modelo de Produção

25/04/2016 00:26

O I Seminário de Alternativas ao Modelo de Produção aconteceu no dia 20 de abril de 2016, no assentamento Rondinha, município de Jóia. Este seminário foi proposto na perspectiva de um debate ampliado com a comunidade e poderes públicos, para propor alternativas ao modelo de desenvolvimento agrícola, baseado na produção de soja e uso indiscriminado de agrotóxicos.

Neste espaço teve a exposição do representante da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural - AGAPAN, Leonardo Melgarejo, onde o mesmo enfatiza o problema dos transgênicos e dos venenos ao meio ambiente e ao ser humano.

Ainda no turno da manhã, o Tenente Fernando Hoche da PATRAM, Brigada Militar, fez uma exposição denunciando problemas reais que atingem os municípios da microrregião de Cruz Alta, em relação aos venenos que atingem os pequenos agricultores da região e também a degradação ambiental pela má utilização dos agrotóxicos.

Após um intenso debate, ocorreu um almoço no ginásio Adão Preto, do Assentamento Rondinha, com alimentos oriundos da reforma agrária e livre de agrotóxicos.

Na parte da tarde o Presidente da Cooperativa de Trabalho em Serviços Técnicos Ltda. - COPTEC Álvaro Dellatorre, expôs o modelo de reforma agrária que se deseja, adotando um modelo sustentável de desenvolvimento, tanto para o agricultor como para o ambiente.

O Superintendente Regional do INCRA/RS, Roberto Ramos, apontou os limites e perspectivas do INCRA no sentido de propor um modelo alternativo de agricultura com princípios sustentáveis e de como a autarquia pode auxiliar no combate ao uso abusivo de agrotóxicos.

No encerramento do evento, visitou-se um horto de plantas medicinais e se definiu a agenda futura para aprofundar o debate sobre o assunto e conhecer experiências exitosas de transição ao modelo de agricultura sustentável.

O material do evento está disponível no blog: https://gtsobreagrotoxicos.blogspot.com.br/

 

 

Fotos e reportagem: Beatriz Deprá Rosso

—————

Voltar